Hoje, dia da memória ou dodenherdenking, é importante fazer-se referência à história Holandesa e a alguns factos interessantes do presente... mas para nos falar disso "convidei" a Patrícia Valente autora do blog http://comosholandeses.blogspot.com, e defensora do novo acordo ortográfico, é um ser humano lusófono a viver na Holanda (como uns quantos que eu conheço) mas com uma classe na explicação séria das coisas sérias (como há poucos):
«Todos os anos, em 4 de maio, às 20:00h, os holandeses fazem 2 minutos de silêncio para relembrar as vítimas das guerras. O que nos leva a uma outra palavra, dodenherdenking, que significa lembrança, recordação dos mortos.
O assunto é levado muito a sério e vê-se bandeiras a meia haste em quase todas as ruas. Até mesmo os comboios e autocarros param em respeito à tradição. Para se ter uma ideia do impacto e da presença da guerra no país, existem mais de 3.400 monumentos holandeses relacionados com a guerra, dentro e fora do país. O assunto faz parte da história e se reflete na cultura e em vários aspectos da sociedade.
Na Praça Dam em Amesterdão, acontece uma cerimônia com a presença da família Real, políticos e veteranos de guerra, coroas de flores são deixadas no Monumento Nacional (Memorial dos Mortos), construído para essa finalidade e inaugurado em 1956.»
obrigado Patrícia pela sua intervenção e pela imagem "cedida",
agora é a minha vez de mostrar as imagens que recolhi em Leeuwarden ao longo do meu caminho trabalho-casa, no final desta tarde, onde se destacam as bandeiras a meia-haste:
não pude deixar de me solidarizar com a homenagem, e na falta de bandeira... fiquei-me pela meia-haste.
_________________
VOLTEM SEMPRE
Sem comentários:
Enviar um comentário