segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coacção comercial

Gostava hoje de passar uma informação que considero relevante no âmbito da minha aculturação: os senhores que vivem e praticam o comércio no ramo das ''utilidades'', em Leeuwarden, sejam eles indígenas (maioria) ou fruto de migrações (o restante), apresentam global e surpreendentemente uma boa organização na exposição dos produtos e mais importante do que isso, usam técnicas subliminares de apelo ao consumo.




Por um lado têm temperaturas tropicais* no interior das lojas, o que faz da entrada nesses locais, uma busca inicialmente por conforto e só depois pelas tais ''utilidades'' ; por outro lado, ao entrarmos nessas lojas enfrentamos um inimigo que não se pode combater: a 'passagem' de música dos anos 80 e 90, essencialmente baladas, é prática comum e quase se pode dizer geral. Eu já senti esse efeito que quase se pode classificar de coacção comercial, contudo, o hit de Celim Dion ''my heart will go on'' não foi suficiente e consegui pousar a campainha de bicicleta da ''Hello Kitty'' antes de chegar à caixa.




*sim tropicais, refiro-me a temperaturas altas que ainda se desejam mercê do frio ridículo que ainda se sente nas ruas da capital da Frísia** em meados de Maio.


** deixei de lhe chamar Frislândia, que é outra coisa.
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