domingo, 16 de dezembro de 2012

Na Holanda o ''Natal'' foi branco

Parece estranho? então eu repito: Na Holanda o ''Natal'' já foi e foi branco como o Natal deve ser!

Aqui por terras planas a grande tradição desta época é o São Nicolau a 5 de Dezembro, é a altura em que as famílias se juntam e os presentes/mimos e ''pepernoten'' são distribuídos. Os indígenas chamam à festa ''Sinter Klaas''! Aproveito só para acrescentar que a tradição inclui trabalhos forçados de 2 indíviduos de descendência africana.

Estes senhores raptam, por ordem do próprio ''Sinter Klaas'', as crianças que se portaram mal durante o ano e levam-nas para Espanha. Desconfio que será este o processo de triagem e import/export que justifica as diferentes entre os dois países. 


Ora, desde criança (e muito por culpa desse clássico cinematográfico de Natal que é o ''Sozinho em Casa'') tenho no meu imaginário a ideia mágica de um NATAL branco. Com efeito venho por este meio anunciar que o primeiro nevão (em termos) deste Inverno foi exatamente na noite da ''consoada'' holandesa e a manhã acordou solarenga como nos filmes!







Foi dificil, durante estes dias, comportar-me como um adulto entre os outros adultos para quem paisegens deste tipo são comuns e até incómodas. Durante o dia tinha de me controlar para não me atirar para o chão a fazer os tipicos anjos de neve... e à noite acontecia o contrário: tinha que me aguentar em cima da bicicleta sobre uma camada fina de gelo que parecia ter sido encerada, de tão brilhante e escorregadia! Numa dessas noites geladas em que a neve da estrada se transformou num espelho de água em estado sólido (eu diria mesmo, em estado muito sólido e muito duro) não consegui controlar-me em cima da bicicleta enquanto executava um ''drift'' (de 9.9 de dificuldade) e fui embater seca e violentamente com o trazeiro (aka cu) no chão.



Mesmo depois dessa experiência dolorosa a neve continua a ter, para mim, algo de mágico na forma como muda a paisagem da noite para o dia, e faz da comum cidade de Leeuwarden, onde já vivi por mais de um ano, um dos locais mais bonitos que já visitei!





_____________
Voltem Sempre e Feliz mesmo muito Feliz NATAL!

Sem comentários: