Aqui por terras planas a grande tradição desta época é o São Nicolau a 5 de Dezembro, é a altura em que as famílias se juntam e os presentes/mimos e ''pepernoten'' são distribuídos. Os indígenas chamam à festa ''Sinter Klaas''! Aproveito só para acrescentar que a tradição inclui trabalhos forçados de 2 indíviduos de descendência africana.
Estes senhores raptam, por ordem do próprio ''Sinter Klaas'', as crianças que se portaram mal durante o ano e levam-nas para Espanha. Desconfio que será este o processo de triagem e import/export que justifica as diferentes entre os dois países.
Ora, desde criança (e muito por culpa desse clássico cinematográfico de Natal que é o ''Sozinho em Casa'') tenho no meu imaginário a ideia mágica de um NATAL branco. Com efeito venho por este meio anunciar que o primeiro nevão (em termos) deste Inverno foi exatamente na noite da ''consoada'' holandesa e a manhã acordou solarenga como nos filmes!
Foi dificil, durante estes dias, comportar-me como um adulto entre os outros adultos para quem paisegens deste tipo são comuns e até incómodas. Durante o dia tinha de me controlar para não me atirar para o chão a fazer os tipicos anjos de neve... e à noite acontecia o contrário: tinha que me aguentar em cima da bicicleta sobre uma camada fina de gelo que parecia ter sido encerada, de tão brilhante e escorregadia! Numa dessas noites geladas em que a neve da estrada se transformou num espelho de água em estado sólido (eu diria mesmo, em estado muito sólido e muito duro) não consegui controlar-me em cima da bicicleta enquanto executava um ''drift'' (de 9.9 de dificuldade) e fui embater seca e violentamente com o trazeiro (aka cu) no chão.
_____________
Voltem Sempre e Feliz mesmo muito Feliz NATAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário