domingo, 16 de dezembro de 2012

Na Holanda o ''Natal'' foi branco

Parece estranho? então eu repito: Na Holanda o ''Natal'' já foi e foi branco como o Natal deve ser!

Aqui por terras planas a grande tradição desta época é o São Nicolau a 5 de Dezembro, é a altura em que as famílias se juntam e os presentes/mimos e ''pepernoten'' são distribuídos. Os indígenas chamam à festa ''Sinter Klaas''! Aproveito só para acrescentar que a tradição inclui trabalhos forçados de 2 indíviduos de descendência africana.

Estes senhores raptam, por ordem do próprio ''Sinter Klaas'', as crianças que se portaram mal durante o ano e levam-nas para Espanha. Desconfio que será este o processo de triagem e import/export que justifica as diferentes entre os dois países. 


Ora, desde criança (e muito por culpa desse clássico cinematográfico de Natal que é o ''Sozinho em Casa'') tenho no meu imaginário a ideia mágica de um NATAL branco. Com efeito venho por este meio anunciar que o primeiro nevão (em termos) deste Inverno foi exatamente na noite da ''consoada'' holandesa e a manhã acordou solarenga como nos filmes!







Foi dificil, durante estes dias, comportar-me como um adulto entre os outros adultos para quem paisegens deste tipo são comuns e até incómodas. Durante o dia tinha de me controlar para não me atirar para o chão a fazer os tipicos anjos de neve... e à noite acontecia o contrário: tinha que me aguentar em cima da bicicleta sobre uma camada fina de gelo que parecia ter sido encerada, de tão brilhante e escorregadia! Numa dessas noites geladas em que a neve da estrada se transformou num espelho de água em estado sólido (eu diria mesmo, em estado muito sólido e muito duro) não consegui controlar-me em cima da bicicleta enquanto executava um ''drift'' (de 9.9 de dificuldade) e fui embater seca e violentamente com o trazeiro (aka cu) no chão.



Mesmo depois dessa experiência dolorosa a neve continua a ter, para mim, algo de mágico na forma como muda a paisagem da noite para o dia, e faz da comum cidade de Leeuwarden, onde já vivi por mais de um ano, um dos locais mais bonitos que já visitei!





_____________
Voltem Sempre e Feliz mesmo muito Feliz NATAL!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Novembro... que é como quem diz Movember!

Movember... É o nome concedido ao mês de Novembro, por alguém com boas intenções, para nos lembrar do cancro da próstata, talvez a missão não seja tão ambiciosa, e num primeiro passo, a ideia seja lembrar-nos (a nós homens) que temos próstata! Como é que isso se faz?
Talvez uma nota de rodapé nas mensagem electrónicas da Autoridade Tributária e Aduaneira fosse uma alternativa digna o suficiente para a missão, porém os autores da ideia, para além de bem intencionados são também chalaceiros. Ora, dignidade e chalaça não combinam pelo que a ideia é fazer figurinhas, que é como quem diz, andar de Bigode durante o mês de Novembro


e com isto provocar a pergunta:
"Mas afinal o que é que te deu para andares como o senhor Pinto (que é o meu pai)?"
Na resposta a esta pergunta é transmitida a ideias de que há uma maleita chamada cancro da próstata que pode afectar todos os homens e de que há, nessa área, trabalho árduo de investigação. Daí a pedir dinheiro é um passinho. Embora não esteja por dentro dos projectos de investigação que se desenvolvem nesta área, gostava de lançar um repto para os senhores responsáveis:
''Senhores responsáveis, contemplem no vosso trabalho os métodos complementares de diagnóstico no sentido de desenvolverem alternativas!" (têm 15 anos para o fazerem)
Na Wetsus (centro de investigação de excelência onde trabalho) fizemos as 2 coisas que se pediam no âmbito da iniciativa Mobember: por um lado fizemos figurinhas e por outro um peditório para o NKI (Instituto Holandês para o Cancro).
 
Na foto da esquerda para a direita: Maik, Pedro, Vytautas, Olivier, Joeri, Adam, Carlos e Daniel. fora da foto passeavam-se Bigodes (mais ou menos farfalhudos) em Dries, Billy, Yash e Florian, havendo por isso bigodes oriundos da Europa, Ásia e América.
É bem certo que se o objectivo fosse só o de ajudar financeiramente a investigação, ter ido trabalhar para o Mac Donalds aos fins de semana ter-nos-ia granjeado maiores lucros, porém a ideia de andar livremente de bigode com a mais bela e bem intencionada desculpa de sempre foi uma tentação que me levou a usá-lo durante os últimos 8 dias do mês.
O meu bigode percorreu quase 400 km de comboio visitando 2 cidades, e vigiou a assistência de uma apresentação que eu fiz no congresso interno da Wetsus, para além disso, ainda me valeu comparações com Borat e Super Mario e outras tantas personagens de filmes de época. Apesar desta brincadeira me ter feito barbear 3 vezes (o mesmo número de vezes que o fiz desde Agosto até aqui) numa única semana, afeiçoei-me ao apêndice capilar e só por via da força ele caiu!



Para o ano há mais e tu não vais faltar. Pois não?
_______________
Voltem Sempre