quarta-feira, 1 de agosto de 2012

5 meses menos 5 dias depois

A 5 de Março cheguei à pacata Leeuwarden no norte da Holanda (aqui o Norte não é uma nação, são duas: a Frísia e Groningen) e desde aí até ao dia de hoje parece ter passado 1 ano. Na verdade hoje, dia 1 de Agosto de 2012, dia em que legitimo um pouco mais o epíteto de emigrante (viajando para Portugal no mês de Agosto), faz ''apenas'' 5 meses menos 5 dias de estadia na Holanda, o que consiste no maior período de tempo seguido  longe da mãezinha, fora de Portugal e passado integralmente na Holanda. È muito recorde num dia só.

Neste tempo aprendi a fazer biscates, bricolage e obras de fundo transformando uma espaçosa e compartimentada garagem numa habitação de luxo. 

a sala,
a retrete.

houve ainda tempo para me iniciar em dois desportos tipicos da Frísia: o 1º, Kaatsen que é uma mistura entre o ténis e o basebol em que as regras se aproximam quiçá do Xadrez, e o 2º, Fierljepen cujo objectivo passa por chegar seco e vivo e inteiro, o mais longe possível.

acho que se percebe que não fui bem sucedido à primeira.

Ficar em Leeuwarden durante 5 meses de enfiada corresponde a um risco muito elevado de contrair enfado crónico pelo que sempre que possível lá íamos nós, com a Esmaltina II (entretanto desaparecida) e a Vitória dobradinhas que é para não pagar bilhete...

animation maker


a Groningen



a Roterdão

picasion



a Haia



a Scheveningen



ao maior mercado da Europa



à praia (em Maio)



a Maastricht



e a Valkenburg (onde há montanhas de 200 m de altitude e espantosas grutas)

Delft foi destino frequente como seria de esperar tendo em conta as magníficas louças que há vários séculos lá se produzem e o facto de ser terra natal do pintor do séc. XVII Johannes Vermeer ou se calhar foi só por ser o pouso actual de Cristiana Vale.





Num dia frio de Verão fui até uma ilha (Ameland) que fica a cerca de 6 km da costa norte da Frísia, atravessando o mar a pé quase enxuto, encetei tal aventura desprovido de Moisés, material flutuante ou bom senso.




nos intervalos destes 5 meses de tanta agitação ainda deu para descansar

e quando via uma nesga de tempo livre ainda aproveitava para trabalhar...

trabalho esse que ao que parece tá tremido...

____________
Voltem Sempre e até já

Sem comentários: